
Um blog ativo atua como facilitador na divulgação do seu trabalho, faz com que seu negócio seja encontrado e ganhe relevância no Google além de servir como matéria prima de qualidade para postagens nas suas redes sociais. Sempre incentivamos nossos clientes a criarem e atualizem seus blogs, mas uma dúvida é bem comum: o que postar para ter um blog de sucesso.
O que postar?
Aqui na Farmer, despendemos um tempo enorme (horas e até dias) fazendo a pesquisa de palavras-chave para cada um dos nossos clientes não à toa: esse é o primeiro passo para entender como o público busca o que o cliente tem a oferecer e o volume dessa procura. E por isso que ela deve nortear o conteúdo do seu blog para que ele capte essa demanda e tenha consequentemente, mais acessos vindos do Google.
Caso não seja um cliente nosso, sugerimos usar algumas ferramentas como: Keywordtool.io, Planejador de Palavras-chave ou SEMRush. Elas te ajudarão a encontrar sua palavra-chave.
Uma vez que seu negócio tenha a planilha de palavras-chave, sugerimos que algumas técnicas sejam usadas para seu aproveitamento integral:
Escolha a palavra-chave que você irá focar em seu artigo.
Palavras com menor busca tendem a ser mais segmentadas e ter menos concorrência, podem ser uma boa forma de iniciar e ganhar relevância. Procure pensar nas principais dúvidas que seu público-alvo mais tem, outra ideia util é buscar por desejos e problemas comuns para eles.
Um blog é muito útil para fazer com que você seja encontrado enquanto seu cliente sequer está pensando em contratar uma empresa, pode ser que ele nem saiba que existe uma empresa como a sua que resolve o problema dele ou pode ser que ele pense que pode fazer sozinho. Nesse último caso, seu post terá a missão de mostrar como existem mais detalhes que ele sequer tinha pensado.
Outro caminho a se tomar na hora de planejar os posts é olhar as dúvidas comuns relacionadas ao seu serviço. Aqui desenvolvemos blogs, dá uma olhada nas dúvidas que a galera têm sobre esse assunto:
- Como criar um blog;
- Como ganhar dinheiro com blog;
- O que é um blog e para que serve;
- Como criar um blog de sucesso;
- WordPress ou Blogger;
- O que postar no blog;
- Como escrever um blog;
- Sobre o que fazer um blog;
- Como fazer um blog de moda;
Você concorda que todos esses tópicos podem sair da cabeça de alguém interessado em criar um blog? Então, depois de encontrar os termos importantes é hora de agir e começar a escrever. Costumamos dizer aqui que com um bom planejamento você não sai no escuro escrevendo atoa.
Fique atento a escaneabilidade do texto
Quando falamos em otimização, não podemos deixar de usar o termo escaneabilidade, que basicamente é a forma como o público e o Google irão ler seu artigo. Para isso os dois tem como critério a facilidade da leitura e se conseguem saber do que o texto se trata, apenas olhando superficialmente para ele. Para atualizar seu blog sem perder de vista como o Google e o seu leitor irão te avaliar, seus textos devem conter:
- Palavra-chave no título do artigo, pois ele é um dos primeiros itens avaliados pelo google na sua página
- Subtextos ao longo do artigo, contendo a palavra-chave foco
- Divisão em blocos, o que torna a leitura mais fácil, ao invés de um texto corrido.
Você pode se perguntar, o que a escaneabilidade tem a ver com otimização. A resposta é bem simples, o Google está de olho na reputação e aceitação do seu blog, se muitas pessoas entrarem e logo sairem ele certamente não te olhará com bons olhos. O grande interesse do Google é com a satisfação dos visitantes, se muita gente começar a rejeitar seu conteúdo (seja por achá-lo ruim, seja por ficar com preguiça de ler) você deixa de ranquear, já que o Google não quer que as pessoas deixem de usar o buscador.
Confira se o post do blog está otimizado
Sempre que entregamos um blog ou site, nos certificamos de que ele está com um plugin instalado e em pleno funcionamento: o Yoast. Ele pode ser visualizado na página de administrador do WordPress e tem como função avaliar e sugerir melhorias no post ou página com base em práticas essenciais de SEO.
Veja o exemplo de uma página de Coach. Ao clicar na aba “páginas”, é possível ver o panorama geral com a avaliação do Yoast nas duas últimas colunas da esquerda:
A última coluna traz a pontuação de legibilidade, ou seja, o Yoast avalia se seu texto está dividido em blocos, tem uma quantidade razoável de vírgulas em relação a quantidade de palavras, entre outros critérios de qualidade do texto. A penúltima coluna é referente a pontuação de SEO, e avalia critérios relacionados ao bom uso de palavras-ao longo do texto, como sua densidade (a quantidade ideal de vezes em que a palavra-chave deve aparecer, de acordo com o tamanho do artigo), quantidade de links, entre outros.
Ao clicar diretamente a página, ele detalha as informações, sugerindo melhorias de acordo com a palavra-chave em foco que você definiu:
Essa palavra-chave será o termo que você acredita que alguém digitará para chegar até você. Aqui é importante lembrar do tópico sobre o tema que você pensa em escrever. Pegando o exemplo da pesquisa por “como criar um blog”, meu texto inteiro vai falar sobre isso, então minha palavra-chave em foco será: como criar um blog.
Essas são as práticas básicas que irão garantir o melhor desempenho para seu blog, colocando-as em prática, os resultados serão animadores. Para continuar se informando, acesse nosso post de como usar seu blog para ganhar visitas através de redes sociais.